quinta-feira, 9 de julho de 2015

Carta para meu Presidente de Missão - O Livro de Mórmon e o Dom de Línguas

Servi como missionário de proselitismo (não remunerado e voluntário) para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de julho de 2003 a julho de 2005, na missão "Brasil, Rio de Janeiro". Meu presidente de missão (líder dos missionários), Reinaldo Barreto, também estava terminando sua própria missão em julho de 2005. Algum tempo antes de julho de 2005, o Presidente Barreto tinha pedido nós missionários para enviar-lhe as experiências mais espirituais que tivemos na nossa missão. Eu tive tempo para escrever apenas duas experiências. Eu escrevi aquelas que veio à mente em primeiro lugar. Abaixo está a carta que escrevi para o meu presidente de missão na época. Eu fiz algumas modificações a minha carta original para que o público em geral puddesse compreendê-la melhor.

"Presidente Barreto-

1)

A experiência mais espiritual que eu tive enquanto na missão foi na minha primeira área como novo missionário. Eu me lembro marcando as três partes no Livro de Mórmon -- a introdução, o testemunho das testemunhas/Joseph Smith, 3 Néfi capítulo 11 -- para as pessoas lerem para saber se o que a gente ensinou era verdadeira, e me perguntando - "Será que uma pessoa realmente pode saber o Livro de Mormon é verdadeiro lendo apenas estas partes?"

Então, decidi fazer a mesma coisa e refazer a promessa de Morôni [orar a Deus com fé e sinceridade pedindo se o Livro de Mórmon é verdadeiro]. Eu queria maior certeza que eu estava pregando a verdade às pessoas para que eu pudesse pregar de coração mesmo e não porque eu era treinado para prestar testemunho.

Entao, um dia quando eu acordei de manhã, eu decidi fazer a promessa do Livro de Mórmon. Me-ajoelhei na minha cama e começei a orar. Eu fiquei lá orando, pedindo, esperando por alguma resposta, mas nada veio. Orei mais, mas nada aconteceu. Continuei orando, mas eu não podia sentir nada especial. Depois de ficar cansado de ficar de joelho por tanto tempo, eu desisiti. Descobri logo que eu tinha orado por uma hora. Mesmo que eu não recebi uma reposta para minha oração, eu não me desanimei. Eu pensei que Deus responderia um outro dia ou por um outro meio.

No próximo dia, meu companheiro Elder Robison e eu decidimos estudar de manhã a respeito de uma pesquisadora que ia à igreja faz muito tempo mas não batizaria. Ela estava cumprindo todos os compromissos que os missionarios deram mas simplesmente não iria comprometer para batizar. Então, nesse estudo de manhã que faríamos, isso sería dedicado somente a ela. Meu companheiro falou que deveríamos escrever as dúvidas dela num papel, e nossas ideias que nós tivemos para ajudá-la. Faríamos tudo isso em espirito de oração. Depois, nós escreveríamos os sussurros do Espírito de Deus que sentimos em papel. Enfim, estávamos procurando revelação de Deus de o que fazer para Camila.

Então, o fizemos e eu começei a ponderar a respeito dela. Eu abri para uma escritura em Morôni 7 [do Livro de Mórmon] e uma frase chamou muito minha atencao. A escritura dizia: "E Cristo disse: Se tiverdes fé em mim, tereis poder para fazer tudo quanto me parecer conveniente." Eu fiquei meditando sobre isso, e de repente eu abri para 1 Nefi 11:1. A próxima escritura dizia que Néfi queria saber o sonho do pai dele e que ele foi arrebatado no espírito.

Naquele exato momento, a mesma coisa aconteceu para mim. O espírito cresceu cada vez mais em meu ser, como se fosse luz expandindo e como se eu fosse "arrebatado no espírito" como Néfi. O espírito cresceu mais e mais até conhecimento puro e perfeito foi colocado dentro de meu coração e mente testificando de Jesus Cristo. Foi testificado a mim que Jesus é o Salvador, o nosso grande Rei, que ele vive, e que ele é grandioso. O espírito tornou a ser tão forte que eu chorei. Durante esse tempo eu me-senti que meu corpo foi em alguma maneira, "lavado" ou "mudado". Eu senti uma mudança fisico em meu corpo. Eu senti novo, limpo, perdoado, etc.

Também, foi testificado a mim pelo espírito que todos os profetas eram verdadeiros, e que eles realmente receberam revelações sobre Jesus Cristo e seu evangelho (Profetas da Bíblia, do Livro de Mórmon, e profetas modernos da igreja). Eu recebi uma revelação tão forte, que eu fiquei assombrado como Joseph Smith quando ele explicou que não podia dormir depois de ter visto o anjo Morôni pela primeira vez.

A coisa meia engraçada é que meu companheiro olhou para mim perplexo. Ele não sabia porque eu estava chorando e me perguntou se tudo estava bem comingo. Chorando, eu respondi que sim, e testifiquei a ele o que o Senhor revelou para mim. Descobri que essa não foi uma revelação para ajudar com a nossa pesquisadora mas foi para mim mesmo. Eu creio que essa foi a reposta para a oração no dia anterior.

Aquele dia, quando fomos fazer proseletismo, eu não podia focar no trabalho. Minha mente refletia tantaz vezes na informação que recebi. Eu fiquei pensando nisso o dia inteiro. Simplemente, eu não podia pensar em nada mas exceto o testemunho que eu recebi.

Por meio dessa experiencia, eu tenho certeza absoluta que Cristo vive, que Seu evangelho é verdadeiro, que existe a ressurreição, que os profetas são verdadeiros, e que o Livro de Mórmon realmente é outro testemunho de Cristo.

Desde aquela experiência tudo mudou para mim. Eu sei que eu recebi um testmenho do Espírito Santo de Deus que Jesus é o Cristo. Eu posso dizer como Pedro na Bíblia, "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo."

Eu imagino se eu negar o que Deus me revelou, eu não posso receber perdao por isso no último dia. Eu nunca tive uma experiência espiritual em minha vida até agora como aquela.

2)

Muitas vezes na missão enquanto eu estava aprendendo a língua portguesa, minha mente foi iluminada pelo espírito de Deus e meu entendimento foi aumentado. Teve vezes que eu podia entender tudo o que as pessoas falavam, ou eu podia me-expressar e falar tudo que eu desejava, mas no próximo dia essa habilidade ia desaparecer. Essas "montanhas russas", digamos, de aprendizado da lingua aconteceu muitas vezes. Eu sei com certeza que o Senhor me ajudou aprender uma nova língua muito acima de minha habilidade natural. Depois de passer 7 meses na missão, eu aprendi a ser fluente na língua. Quando eu digo fluente, quero dizer que eu podia me-expessar como desejava e que as pessoas podiam me entender também. Além disso, eu podia entender tudo que as pessoas falavam para mim se eu conhecia as palavras. Até hoje em dia [quando a carta estava sendo escrito em 2005], eu não falo perfeitamente e tenho ainda um grande sotaque. Apesar disso, o dom de línguas foi uma realidade para mim. O espírito de Deus me ajudou a aprender muito mais rápido.

[Elder Thomas Spencer Hartley]"

***

O testemunho pessoal do meu irmão Taylor Hartley com respeito da divindade do Livro de Mórmon:


Nenhum comentário:

Postar um comentário