terça-feira, 7 de julho de 2015

Milagre do Livro de Mórmon


Meu irmão mais velho, Taylor Hartley, descreveu um incidente em sua vida que pode ser resumida como um milagre do Livro de Mórmon. Em 1993, quando ele tinha cerca de 15 anos de idade, ele teve um acidente de bicicleta e sofreu uma lesão grave na cabeça. Um dos efeitos negativos da lesão foi que ele perdeu a capacidade de ler. Abaixo estão as próprias palavras do meu irmão sobre a experiência e como o Livro de Mórmon fez parte de uma forma muito importante.

"Milagre do Livro de Mórmon: Quando eu tinha quase 15 anos de idade, em 27 de julho de 1993, eu estava andando de bicicleta até a loja para procurar um presente de aniversário para o meu irmão mais novo, Brent. Eu tinha que andar numa calçada próxima a uma estrada movimentada. Tinha uma parte bem inclinada onde você podia pegar muita velocidade. 

Então, a minha memória parou no topo da ladeira. Aparentemente, eu estava indo muito rápido e quando eu cheguei na parte inferior da ladeira, de repente eu plantei meu rosto no concreto, a qual exigiu 42 pontos no meu queixo e acima do meu olho por um cirurgião plástico de sala de emergência. A pior parte do acidente foi a concussão que sofri. Ela fez com que minha idade mental caísse para cerca de seis anos de idade, tornando-me levemente retardado. Eu sofria de amnésia por um tempo. As capacidades de falar, acessar palavras, e processar informação, entre outras coisas, foram visivelmente debilitadas. 

Demorou cerca de dois anos e meio para que eu sentisse que estava totalmente recuperado. Porém, uma das consequências mais interessante da lesão mental era a minha incapacidade de ler. Eu descobri que eu não conseguia mais ler quando a minha mãe me trouxe livros infantis. Ela fez isso para me manter ocupado enquanto eu descansava em casa para se recuperar do acidente.

Eu podia ver as palavras, mas minha mente era incapaz de processá-las. Era como olhar para caracteres chineses, você pode vê-los, mas é impossível compreendê-los. Portanto, a minha compreensão da palavra escrita era absolutamente zero. O dano cerebral foi grave.

Em uma das noites, o meu pai se aproximou de mim e disse que alguns dos líderes da Igreja, chamados de autoridades da área, tinham desafiado os membros a ler todo O Livro de Mórmon antes de suas grandes reuniões, chamadas de Conferências de Estaca. Meu pai me perguntou se eu faria isso. Em minha mentalidade inocente de criança, eu lhe disse que iria tentar. Minha mãe ficou brava com ele por ter pedido, pois ele sabia tão bem quanto ela que eu tinha perdido a capacidade de ler. 

Eu fui para o meu quarto, ajoelhei-me e orei. Não me lembro para que eu orei, mas eu sei que era muito simples. Lembro-me, no entanto, pensando comigo mesmo: "Se esta é a Palavra de Deus, então eu vou ser capaz de lê-la. Se não é, então ele vai ser como os outros livros que minha mãe me deu." Quando eu abri no início, eu olhei para baixo e li: “Eu, Néfi, tendo nascido de bons pais ...”  Eu estava lendo! Não houve atraso na minha compreensão das palavras também. Parte de mim estava atônito, enquanto a outra parte de mim não estava. 

Quando acordei no dia seguinte, eu estava tão animado com a minha recuperação que eu peguei os livros que minha mãe havia me dado, olhei para as suas palavras, e então olhei um pouco mais. Eu ainda não podia entendê-las. Então, por um tempo, o único livro que eu poderia ler era O Livro de Mórmon. Eu acabei de ler todas as 531 páginas [em Inglês] em tempo de um mês, o mais rápido do que eu já tinha o lido este ou qualquer outro livro antes. Como resultado deste milagre e pelo que eu li em O Livro de Mórmon, sei com absoluto conhecimento de que suas palavras são as palavras de Deus. Eles são as palavras de Cristo.

Mesmo que esse milagre fala por si, quero dar-lhe algumas testemunhas independentes que ajudam a verificar a sua realidade. Um ano antes que o acidente aconteceu, me foi dada uma Bênção Patriarcal por um patriarca na nossa área (o chamado de um patriarca é dar bênçãos inspiradas do Senhor para os indivíduos, que são escritos e servem para ajudá-los através de suas vidas). Nesse bênção profética, ele me disse: "Siga o conselho e orientação daqueles que são colocados em posições de liderança em cima de você na Igreja. Eu vos abençôo, que sua mente e intelecto serão vivificados para que você compreenda e entenda essas coisas que você ler e estudar. Que o seu testemunho e conhecimento do Evangelho serão muito fortalecidos." 

Essas linhas consecutivas traça cronológicamente e exatamente o que aconteceu: os líderes da Igreja autoridade área tinha dado "conselhos e orientações" para todos nós de ler o Livro de Mórmon. Quando eu tentei com o dano cerebral que eu tinha, minha mente e intelecto eram literalmente "vivificados" para que eu pudesse "compreender e entender" as coisas que eu "li." Como resultado dessa vivificação, o meu testemunho e conhecimento do "Evangelho" de Cristo tinham realmente sido "muito fortalecidos." 

As últimas palavras proféticas que eu quero citar como uma testemunha independente para a realidade do milagre que aconteceu comigo estão em Isaías 29:18. Depois de profetizar sobre o surgimento do Livro de Mórmon, em nossos dias, o profeta disse: "E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos verão." Por causa do dano cerebral que sofri, meus olhos estavam cegos pela obscuridade mental e os significados das palavras escritas não eram nada além de escuridão para mim. Para todos os efeitos, eu estava cego para a leitura. Mas, quando eu li O Livro de Mórmon, meus olhos realmente fez "ver dentre as trevas", assim como Isaías profetizou ocorreria por causa do Livro ".

<O fim das palavras de Taylor>

Eu quero compartilhar que sou testemunha de que o que meu irmão escreveu acima é verdadeiro. Eu tinha nove anos de idade na época do acidente e eu me lembro de ter lido livros infantis para ele no nosso quintal de casa enquanto Taylor não teve a capacidade de ler. Taylor, desde então, já teve uma recuperação completa por muitos anos, e se você fosse se encontrar com ele hoje, você nunca teria imaginado que ele tinha danos cerebrais em sua juventude. O Livro de Mórmon é realmente uma obra maravilhosa e um assombro.


*** Meu testemunho pessoal sobre a divindade do Livro de Mórmon:


***

Você pode acessar o perfil de Taylor Hartley em Mormon.org no seguinte link (Inglês):


A experiência de Taylor do milagre do Livro de Mórmon também está publicado na edição da revista 'New Era' de Fevereiro de 1999, mas não tem tantos detalhes. Mesmo assim, é ainda um artigo poderoso sobre experiência. Aqui é o link para o artigo da revista (Inglês):

https://www.lds.org/new-era/1999/02/my-crash-course-in-reading?lang=eng

* Ponto de esclarecimento adicional: As palavras de Taylor acima indica que a sua "idade mental" caiu para 6 anos, mas o artigo da revista New Era indicou  que a idade mental de Taylor caiu para 12. Ambos artigos são corretos porque o elemento do tempo é diferente em cada um. Por exemplo, logo após Taylor bateu com a cabeça, a nossa Mãe indicou que Taylor falava e agia como uma criança de 6 anos. No entanto, cerca de uma semana mais tarde, um fonoaudiólogo testou Taylor e os resultados foram que sua "idade mental" tinha melhorado para cerca de 12 anos de idade (ele tinha quase 15 anos na época). Porém, Taylor ainda não tinha a capacidade de ler mesmo depois de ter conseguido a "idade mental" de 12 anos. Isso que é notado no artigo da revista New Era.


Nenhum comentário:

Postar um comentário